Em reuniões com a Caixa Econômica Federal em 2018 e 2019, a ABAP é atendida no novo edital de credenciamento | ABAP Nacional

Em reuniões com a Caixa Econômica Federal em 2018 e 2019, a ABAP é atendida no novo edital de credenciamento

22.outubro.2019. \\ Avaliação\\ Perícias

Pleitos da ABAP foram acatados no edital da Caixa 2019.

 

No último encontro entre a presidente da ABAP, Karine Moreira, e a GEHPA, Gerência Nacional de Normas e Padrões Técnicos da Construção Civil da Caixa, que aconteceu em Brasília, nos anos de 2018 e 2019, a Associação pleiteou pontos a serem melhorados nos editais 2019, todos na eminência de publicação.

 

Um dos pontos aceitos pela Caixa, e devidamente modificado, foi a inclusão do termo “ida e volta” na área de deslocamento. Em tempos anteriores, se usava o mesmo termo. Entretanto, foi retirado no edital de 2014. Outra melhoria, também solicitada pela Associação, foi o índice de reajuste (Índice Nacional da Construção Civil, do SINAPI) que passou de “Material e Mão de Obra” para “Mão de Obra”, aumentando o percentual em mais ou menos 4%.

 

Um ponto que a ABAP está questionando firmemente é o cálculo do deslocamento fixo, no valor de R$37,00. Este valor é praticado há anos baseado apenas no aumento anual relativo ao índice de reajuste. Essa realidade não reflete o aumento da gasolina nos dias de hoje. Época que o elevado aumento acontece quase que trimestralmente.

 

Na tarde desta segunda-feira (21) foi enviado ao Portal de Licitações da Caixa uma lista de questionamentos da ABAP com observações ao edital. Questionou-se sobre propriedade intelectual, serviços administrativos, cadastramento de imóveis no SIOPI, entre outros.