ABAP recebe denúncia: a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL pretende interromper vistorias prévias de imóveis financiados | ABAP Nacional

ABAP recebe denúncia: a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL pretende interromper vistorias prévias de imóveis financiados

28.Maio.2020. \\ Avaliação\\ Perícias

Recentemente, chegaram ao conhecimento desta Associação denúncias gravíssimas dando conta que a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL teria informado ao seu corpo de empregados (arquitetos e engenheiros), em 24 de abril de 2020, que seriam interrompidas as vistorias prévias de imóveis financiados. Esses rumores tomaram mais força quando o o Diretor de Habitação CEF – Matheus Neves Sinibaldi, disse as pretensões da instituição em live via Instagram, realizada dia 29/04/2020, com a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI-DF).

 

A decisão tomada pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – além de oferecer risco à garantia dos financiamentos – atenta contra as Normas Técnicas editadas pela ABNT as quais se encontram definidas pela NBR 14.653 – Atividade de Avaliação de Imóveis – 1 art. 6.3.. a seguir reproduzida:

 

“6.3 Vistoria do bem avaliando
6.3.1 A vistoria é atividade essencial para o processo avaliatório.
6.3.2 “A vistoria deve ser efetuada pelo profissional da engenharia de avaliações com o objetivo de conhecer e caracterizar o bem avaliando, daí resultando informações essenciais para a respectiva avaliação”

 

As vistorias de imóveis realizadas, exclusivamente, por profissionais habilitados (arquitetos e engenheiros) oferecem maior garantia e segurança às instituições financeiras e aos consumidores finais (mutuários), de sorte a confirmar a existência dos bens, suas condições de habitabilidade e a composição dos valores a serem financiados (garantia).

 

Pelo fato de administrar recursos públicos, notadamente aqueles oriundos do FGTS, a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL não pode abrir mão das vistorias para avaliação de imóveis de qualquer valor (mesmo no momento de pandemia), pois estas podem ser executadas pela sua ampla Rede de Empresas Credenciadas de Engenharia e Arquitetura, contratadas justamente para dar apoio aos profissionais daquela Instituição Financeira.

 

Ao dispensar a realização de vistoria de imóveis, a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL transfere aos mutuários problemas que certamente serão identificados, no decorrer do tempo, decorrentes da baixa qualidade das construções (vícios), além de colocar em risco as condições de habitabilidade dos imóveis e a qualidade de vida de milhares de consumidores.

 

E não se venha a falar sobre a cobertura de eventuais prejuízos, com base nos seguros habitacionais a serem contratados, considerando o péssimo histórico das seguradoras em cobrir sinistros resultando na necessidade de ajuizamento de ações indenizatórias por parte dos mutuários prejudicados, ainda mais quando se trata, em muitos casos, de pessoas de baixa renda sem condições financeiras para a contratação de advogados.

 

A ABAP já fez as denúncias nos órgãos fiscalizadores do setor, para que TODOS tomem providências. Iremos cobrar os CREAS, o CAU, CONFEA!!!!! Nosso dever é alertar as pessoas do perigo dessa decisão da Caixa para TODOS, futuros ou atuais compradores. Nosso trabalho não pode ser feito computadores ou banco de dados. É segurança e responsabilidade para o povo!!!!

O momento do vídeo da Live, entre a ADEMI e CEF, que embasa nossa denúncia pode ser visualizado no link https://drive.google.com/file/d/165uSeJmO408J6RLEBoM8nYGTMy2q0xMC/view?usp=sharing