Após denúncia da ABAP, CREA-DF toma previdências | ABAP Nacional

Após denúncia da ABAP, CREA-DF toma previdências

28.Maio.2020. \\ Avaliação\\ Denúncia\\ Perícias\\ teste

Recentemente, a ABAP recebeu a notícia de que a Caixa Econômica Federal iria suspender, muito em breve, as vistorias prévias em imóveis financiados. Pouco depois dessa denúncia, o Diretor de Habitação CEF – Matheus Neves Sinibaldi, fez uma live com a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI-DF) e reiterou essa informação, dizendo claramente que a “CEF tinha um amplo banco de dados e isso prescindia de ir (fisicamente) até o imóvel”. A ABAP mandou ofício para todos os CREAs, CAUs e CONFEA, buscando apoio visando unicamente questionar a legalidade deste ato da Caixa.

 

Ontem, 27/05/2020, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal – CREA/DF, encaminhou um ofício à Vice-Presidência de Habitação da Caixa cobrando explicações. No documento, o Conselho se diz “surpreso e preocupado” com tal atitude da instituição financeira. Surpreso, porque a Caixa sempre “zelou pela segurança dos seus clientes”. E, preocupado, pois “propiciar a venda de um imóvel, sem a comprovação da sua habitabilidade, a verificação in loco das condições físicas do imóvel (instalações, estrutura e revestimento), pode gerar transtornos futuros, tanto à CEF quanto ao futuro proprietário, em caso de acidentes provocados pelas possíveis deteriorações e falta de manutenção do imóvel, não detectadas quando do financiamento”.

 

O CREA ainda diz que outro fato preocupante é que muitos dos engenheiros habilitados (junto ao Conselho) são cadastrados na Caixa Econômica Federal e com a possível interrupção dos serviços de vistoria, ficarão sem remuneração, em um momento terrível de pandemia que assola o país, indo de encontro aos esforços que vem sendo envidados pelo Governo Federal, quanto à manutenção dos empregos, evitando-se desse modo um colapso na economia e na vida dos trabalhadores brasileiros e, em especial dos engenheiros, cuja participação se faz presente na instalação de hospitais de campanha, manutenção dos equipamentos hospitalares, entre centenas de atividades. Tudo em prol do combate ao Covid19.

 

Eles finalizam o documento, perguntando sobre a veracidade da informação e questionando se houve modificação no procedimento de financiamento de imóveis e quais as medidas que estão sendo tomadas para suprir a necessidade da vistoria prévia de imóveis financiados, normatizada pela ABNT NBR 14.653 – Atividade de Avaliação de Imóveis.

 

O documento expedido pelo CREA/DF pode ser acessado pelo link https://drive.google.com/file/d/12OYrHtvaJEAThot0hgT2hY0X8JqPpUUH/view?usp=sharing